Como estruturar a minha alimentação de forma saudável?
Para ajustar a tua alimentação a escolhas saudáveis, o primeiro passo é mudar as perguntas que te fazes antes de qualquer refeição.
Substitui: “Tenho fome, o que é que me apetece comer?”
Por: “ É hora de me alimentar, o que o meu corpo precisa neste momento?”
Se te colocares esta pergunta as tuas escolhas com certeza serão bem diferentes. Aqui és tu com a tua consciência. Na anterior es tu com o teu Ego.
O segundo passo é aprender sobre nutrientes e as suas respectivas fontes. Na publicação anterior, tens esta resposta.
O terceiro passo é olha para a tua rotina e ver em que momentos precisas de alimentos energéticos (manhã, almoço, pré treino ou atividade intensa), ou alimentos reconstrutores (final do dia, jantar, pós treino, pós jejum).
O quarto passo é ir fazendo ajustes graduais ao longo do tempo. Não vais mudar tudo de um dia para o outro, não aguentas, nem tu nem o teu cérebro. Então trata de ir educando a mente à pequenas mudanças diárias.
Permite-te experimentar novos alimentos saudáveis, as vezes suficientes e de formas diferentes até amares comer cada um deles.
A mente quer prazer, e isso vem do açúcar e processados, devido aos seus componentes (aditivos, estimulantes de sabor corantes etc..), isto quando é uma mente sem nenhum pingo de domínio e regra ela vai sempre querer voltar ao que era, pois dava-lhe mais gosto.
Mas o teu corpo, coitado, ele anseia comida de verdade.
Tenho 3 regras base na minha alimentação: eu como de tudo, mas nas quantidades certas e momentos exatos, para não prejudicar o funcionamento orgânico que desejo sentir.